Twitter: o leitor de mentes?

Alguns anos atrás eu jogava um game chamado Rollercoaster Tycoon. Basicamente um simulador de parque de diversões, em que você construia suas atrações, decidia preços, contratava carinhas para se vestir de bichinho ou para limpar o parque. Era um jogo com gráfixos bem simples para aquela época, mas bem divertido. Mesmo com a tendência dos games serem em 3D, ele cumpria seu papel: era divertido.

Rollercoaster Tycoon

Rollercoaster Tycoon

Mas a coisa mais interessante para mim, como desenvolvedor de software, era que você podia ver o que os clientes do parque estavam pensando. Se reclamavam do preço de um brinqueod, você poderia baixar o preço. Se as pessoas estavam com medo de andar no brinquedo, você poderia diminuir sua intensidade. Se as pessoas tinham fome, lhes construia umas barraquinhas de comes e bebes com preços altos. Eu via isso e ficava pensando como eu seria o melhor administrador de parques do mundo se realmente existisse um software que me permitisse ler as mentes de meus clientes.

Pois para o Michael Arrington da Techcrunch, aparentemente é o que o Google está querendo fazer comprando o Twitter. Ainda não existe confirmação de que o Twitter realmente esteja interessado em ser adquirido pelo Google, mas é um rumor que correu pela Internet nesta semana.

Pro Arrington, o maior valor do Twitter está no fato de que as pessoas dão opiniões sobre produtos usando o Twitter (talvez coisas como “odeio essa cerveja da Schincariol” ou “a embalagem nova da Kuat me lembra mijo”). E se o Google tivesse acesso a isso e pudesse indexar em sua base, teria o banco de dados para marketing mais valioso do mundo. Seria como no Rollercoaster Tycoon, leitura de mentes ao vivo.

Eu pessoalmente acho que não exista tanto feedback honesto assim no Twitter. Mesmo se tiver, se as empresas começarem a tentar levar em consideração cada coisinha que aparecer em twitadas na web, pode começar a deixar a sua equipe de produtos maluca. É a velha história do velho, da mula e do menino.

Deixe uma resposta

