Quando os cães não caçam

Sabe aquele dito popular, “quem não tem cão caça com gato”? Em tecnologia, às vezes os gatos podem aprender e caçar melhor que os cães.

O senso comum nos diz que quando alguém tem uma boa parte de um mercado, acaba tendo mais recursos para lançar inovações nesse mercado. Recursos como conhecimento do mercado, rede de relações, propriedade da tecnologia e marca. Só que o senso comum não leva muito em consideração que empresas que estão em uma situação confortável acabam ficando mais… confortáveis, vamos dizer assim. Elas estão vendo os sacos de dinheiro entrando pela porta da frente, estão vendo que tem uma parcela de investimento indo para o pessoal de pesquisa e desenvolvimento de produtos, então todo mundo fica feliz.

Nos últimos anos, duas empresas grandes resolveram que queriam mercados diferentes do que já tinham e resolveram inovar e partir para cima do pessoal que já domina a área. Os gatos inovando para tentar caçar melhor que os cães.

O primeiro caso já tem alguns anos, que são os serviços de hosting de storage (S3) e de servidores (EC2) da Amazon. A Amazon é uma empresa grande, uma marca forte… como loja online, principalmente de livros. De repente eles resolveram vender como serviço muitas das tecnologias que eles mesmo utilizam para fazer funcionar um dos sites mais famosos do mundo. E está aí, hoje você pode contratar espaço em storage ou configurar um servidor virtual lá na Amazon, o que diminui brutalmente os custos para empresas que não tem como investir em um CPD. A Amazon saiu bem na frente de muitos provedores de hosting para servidores, gente que teoricamente poderia ter pensado nesse  modelo de negócios.

O segundo caso é bem mais recente e ainda está meio nebuloso. A Cisco está fazendo um barulho anunciando que vai entrar no mercado de servidores x86. Um nome muito tradicional quando se fala em equipamentos de rede, a Cisco vai lançar em breve um servidor blade desenhado para aproveitar melhor recursos de virtualização e cloud computing, para bater de frente com os grandes. Ainda não foram revelados muitos detalhes sobre o produto, e porque ele seria tão competitivo em relação aos concorrentes. Mas nós vamos descobrir em breve se esse negócio de esconder o jogo é só para fazer barulho sem na verdade ter algo realmente inovador ou se vamos ver o mercado de servidores se redesenhando este ano.

Enquanto isso nós ficamos aqui esperando a Sony lançar um carro ou o Google lançar um plano de saúde.

P.S.: Reparem que os dois casos citados estão fortemente ligados à virtualização, mostrando que ainda é um assunto quente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s