Mantendo a carreira atualizada mesmo sendo meio preguiçoso

“Você precisa se atualizar”. Este é o conselho de carreira mais repetido e menos discutível depois de “não estrangule seu chefe usando uma corrente feita de clipes”.  E essa cobrança por estar sempre por dentro de todas as tendências é muito maior em tecnologia. Tecnologia é uma das poucas áreas em que você pode entrar em coma e ao ser despertado descobrir que tudo o que você sabia nem é usado mais no mercado.

Acredito que ninguém se sinta muito motivado a estudar novas tecnologias e aprender novas habilidades só porque o mercado de trabalho fica repetindo isso em nossas orelhas. Algumas pessoas se motivam sozinhas a fazer isso, estão sempre fuçando nos frameworks da moda para fazer novos projetinhos, porque realmente gostam de lidar com tecnologias novas e ver o que podem fazer com seus novos brinquedos. Bom, eu não sou esse tipo de pessoa. E conheço muitas pessoas que gostam menos ainda de aprender algo novo. Como posso me manter motivado a me atualizar e não deixar minha carreira em TI entrar em coma?

“Estou super atualizado, já fiz os módulos 1 e 2 de datilografia.”

Torne seu trabalho mais fácil.

Sempre que estou aprendendo algo novo, meu principal objetivo é encontrar alguma ferramenta que transforme uma tarefa que eu levaria semanas e ficaria maluco em um passatempo agradável que leva alguns dias ou horas (ok, é um exagero, mas esse é meu objetivo). Ferramentas, frameworks, bibliotecas, linguagens são criadas para resolver problemas que as pessoas reconhecem que existem e se repetem.

Exercite outras partes de seu cérebro

Por mais que muitas pessoas não enxerguem, desenvolver software é uma disciplina que envolve muita criatividade. Criatividade para resolver problemas, para modelar soluções. E para alimentar sua criatividade você precisa de ideias diferentes, não ficar no marasmo de apertar sempre os mesmos botões. Uma das formas de se expor a ideias diferentes em nossa area é conhecer outros projetos, novas tecnologias. Às vezes o cara que projetou essa nova linguagem de programação que todos estão falando fez algo que ia te facilitar a resolver aquele problema que você quebrou a cabeça para resolver mais ou menos. E isso pode acontecer mesmo que você não vá usar essa nova linguagem.

Mantenha o motor do aprendizado aquecido

Se você parou de estudar por mais de um mês, deve saber como é difícil tentar aprender qualquer coisa nova. É como se a parte de nosso cérebro responsável pelo aprendizado funcionasse como um motor de carro velho. Você precisa colocar ele para funcionar senão ele nunca mais liga e você precisa vender ele no ferro velho (o motor do carro velho, não o cérebro). Por isso acho bom não parar nunca, com o medo de acabar parando para sempre.

Se esses itens não te motivam a continuar aprendendo, lembre-se também que você pode parar de receber o cheque no final do mês se não se atualizar, o que deve ser a pior forma de aprender uma lição.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s