Como escolher a melhor linguagem de programação para seu projeto

Você tem um novo projeto para começar, e com os ventos de esperança de código novo sem bugs antigos, vem também o peso de tomar uma decisão importante: qual linguagem de programação utilizar? Nesse caso, podemos generalizar a mesma questão para frameworks, bibliotecas e ambientes que você vai utilizar.

Novo projeto

Começando novo projeto

O primeiro impulso natural é partir para uma abordagem quase científica, que começa com a busca por “qual a melhor linguagem de programação” ou ainda “comparação java vs pascal vs resident evil”. A partir daí chegamos a tabelas de comparação, benchmarks, ou simplesmente artigos em defesa desta ou daquela linguagem. O que é ótimo porque podemos aprender com a experiência dos outros.

O próximo passo é misturar essa nova informação com a sua experiência de projetos passados e aulas na faculdade, carregar tudo no seu cérebro e processar levando em conta as seguintes heurísticas:

Linguagens da moda: tome cuidado para não se deixar seduzir pela atual linguagem que está na moda, que todos os “hackers legais” estão usando ou querendo usar. Nada contra usá-las em projetos pequenos, para aprender e descobrir por experiência própria quais seus pontos fortes e fracos, mas muitas dessas modas vêm e vão muito rápido. Imagine a dor de cabeça que vai ser se você precisar montar uma boa equipe que precisa conhecer uma linguagem que quase ninguém domina. E como explicar para seu chefe ou cliente que seu sistema tem um problema que depende de um patch de correção que nunca vai sair, porque o pessoal que mantinha a linguagem de programação que você escolheu resolveu montar uma banda.

Moda

Moda

Conforto: pergunte-se se você e o resto de sua equipe se sentem tranquilos para resolver qualquer problema que vá surgir usando essa linguagem, ou se só de pensar nisso começam a suar frio. A linguagem te faz se sentir o McGyver usando qualquer objeto para desativar uma bomba ou o Mr. Bean se atrapalhando com um guardanapo?

Nível de ajuda externa: se você tem alguma experiência na área, deve ter algumas histórias de bugs misteriosos para contar. Se você precisar de ajuda para resolver algum problema, você consegue encontrar uma solução só de procurar a mensagem de erro no Google? Existe uma comunidade de bons desenvolvedores envolvidos com a linguagem, respondendo sobre dúvidas em fóruns e blogs? Existe alguma empresa que dá suporte a sua empresa mesmo se for final da copa do mundo com show de Elvis Presley (que foi encontrado vivo)?

Equipe: caso você precise aumentar a equipe do projeto, é fácil encontrar mais profissionais que já saibam a linguagem? Ela é fácil de aprender? No geral, os programadores que usam essa linguagem de programação parecem ser espertos ou são do tipo de pessoa que acerta o sorvete na testa?

Equipe

Equipe

Tipo de sistema: algumas linguagens são ótimas para um certo tipo de aplicação e precisam de adaptações horríveis para serem usadas em outros contextos. Mesmo que você ame a linguagem, que seja ela que você gosta de abraçar numa noite fria de inverno, nem sempre vale a pena fazer a coitada se contorcer e se machucar para satisfazer seus desejos mais obscuros (estou treinando para escrever contos eróticos).

Levando tudo isso em consideração você não tem uma garantia de sucesso, porque a linguagem é só uma ferramenta. Mas pode dormir um pouco mais tranquilo, sabendo que você sendo responsável em relação a diversos riscos que muitos aventureiros não levam em consideração.

Uma resposta para “Como escolher a melhor linguagem de programação para seu projeto

  1. Muito pertinentes os pontos apresentados. Dentre eles o que considero mais relevante foi o tratado na questao equipe: a menos que voce queira ser o unico desenvolvedor do projeto e trate o codigo como o Gollum trata o anel, de nada adianta escolher uma linguagem com uma nano comunidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s