Equipes de tecnologia odeiam gerentes não técnicos

Ao conhecer uma pessoa, o profissional de tecnologia começa a classificar: esse pessoa é técnica ou não? Ela já teve que configurar um banco de dados ou uma fila de mensageria? Ela sabe como usar criptografia? Ela consegue entender a arquitetura de um sistema olhando para um diagrama? O quanto ela entende de tecnologia?

Isso não acontece porque técnicos se consideram uma casta diferente que só se relaciona com pessoas da mesma turma. O problema todo se resume à comunicação. Se você precisa explicar algo para uma pessoa que também é técnica, pode levar em conta que ela já sabe conhece algumas informações básicas, e isso torna a explicação mais fácil. E isso torna o trabalho do técnico mais fácil.

Outro problema são as expectativas mágicas que os leigos têm em relação aos técnicos. Por não saber como as coisas funcionam, tentam imaginar como devem funcionar. Por isso na hora de explicar um problema técnico que está tendo, pessoas não técnicas tentam explicar de uma forma que talvez não vá fazer muito sentido para o técnico. Pode ser uma reclamação de que um documento importante sumiu, fazendo o pessoal do CPD perder tempo recuperando o arquivo do backup quando na verdade a janela do Word estava só minimizada.

Por isso, uma situação que cria muita insatisfação é quando o gerente de uma equipe de tecnologia não é uma pessoa com perfil técnico. Normalmente alguém que está no cargo porque tem experiência em gerir pessoas, projetos, clientes. E para muitas empresas, essa estratégia parece natural, já que funciona com outras áreas da empresa, em que os especialistas são os membros da equipe e o gestor só coordena e cobra. Por que a equipe de TI seria especial?

O problema de comunicação entre técnicos e não-técnicos afeta o dia a dia da relação com o gerente. O gerente da equipe é uma das pessoas com que o profissiona de tecnologia mais vai ter que interagir. Se ele não for técnico, você tem esse desgaste a mais de energia tentando explicar conceitos básicos, preparando uma aula só para passar um status do andamento de um projeto.

Dependendo do gerente, suas expectativas mágicas podem causar muito stress para a equipe, principalmente quando ele é responsável por estabelecer os prazos. Para o gerente não-técnico, uma mudança no sistema pode parecer trivial, algo que vai tomar algumas horas. Mas olhando com mais cuidado, um técnico pode detectar que isso vai exigir mudanças grandes que podem tomar meses. E se o gerente não tiver como renegociar esse prazo (ou simplesmente quiser mostrar serviço para seus superiores), a equipe é quem paga o pato de trabalhar fora do horário de serviço para entregar o que foi pedido.

Nem toda empresa pode ou consegue achar alguém com o perfil de gerente técnico. É possível fazer uma equipe técnica e um gerente não-técnico funcionarem juntos, mas é mais difícil. Esse gestor precisa ter humildade e facilidade para aprender um pouco sobre a tecnologia usada por sua equipe, não necessariamente entendendo os detalhes de quem bota a mão na massa, mas o suficiente para entender uma conversa sobre o assunto. Também é importante ter confiança com a equipe, pedindo dos profissionais feedback quando o lado técnico afetar seu trabalho.

Algo que pode ajudar é utilizar a cultura de equipes autogerenciadas, muito difundida na comunidade de métodos ágeis. Nesse caso, o gerente funcionaria mais como um facilitador.

De qualquer forma, ter um gerente técnico pode ajudar muito na hora de contratar novos membros para sua equipe. Na hora da seleção o gerente vai saber o que realmente importa na prática, enquanto o candidato pode se sentir mais motivado de saber que vai trabalhar com alguém que entende o lado dele.

2 Respostas para “Equipes de tecnologia odeiam gerentes não técnicos

  1. Typo: “…enquanto o candadato pode se sentir…”
    Fora isso, texto muito bom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s